Postagem em destaque

Nota!

Não pretendemos “reinventar a roda”! O nosso intuito é fundamentalmente, o de levar conhecimento das tecnologias disponíveis para obtenç...

quinta-feira, 9 de março de 2017

Aquecimento solar


Cada vez mais o homem faz uso de tecnologias diferenciadas para captação de energia, devido à racionalização dos recursos naturais. O sistema de aquecimento solar é uma boa alternativa, pois utiliza uma fonte de energia inesgotável, abundante e gratuita. Com isso, a degradação do meio ambiente é minimizada, além do desequilíbrio natural.
Funcionamento de um aquecedor solar na piscina
O aquecimento solar é feito através de qualquer equipamento que utilize a energia solar para o aquecimento de água para uso doméstico: banheiro, cozinha, lavanderia, piscinas e em processos industriais. A água aquecida pelo Sol possui várias formas de utilização. Geralmente, os aquecedores se encontram nas casas, porém muitas indústrias em todo o mundo também estão utilizando-os. Esses aquecedores são apropriados para climas quentes, pois se tornam mais simples e baratos. Pesquisas já apontam que países como China, Índia e Japão foram os que mais evoluíram no aproveitamento desse tipo de captação energética.
Em um sistema convencional, o aquecedor é composto por um reservatório térmico, condutores hidráulicos e coletores solares, que são placas de captação solar feitas em serpentina de cobre e isolados em vidro e lã de vidro e/ou poliutretano. Existem tecnologias mais avançadas, como o aquecedor solar à vácuo, que aperfeiçoaram os sistemas de captação solar.




Esquema de um aquecedor solar

por Energia solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário